Leituras de 2024 - O ritmo voltou!

Leituras de 2024 - Parte 1 

Não é que 2024 tem sido um ano muito bom de leituras?!

Em 2023 minha média de leituras não foi muito boa, em comparação aos anos anteriores. E não é que os números importem, mas a diferença é muito nítida quando deixo de lado o hábito de ler, e isso sim me incomoda. No meu caso, menos livros lidos significa mais horas rolando feed nas redes sociais, vendo séries que já vi milhões de vezes e não acrescentam nada na minha vida, mais tempo desperdiçado. 


Uma das coisas que influencia meu ritmo de leitura é o gênero literário. Quando comecei a ler com frequência lá com meus 11, 12 anos, meu gênero preferido era a fantasia, seguido pelos romances policiais. Comecei a ler com a Série Vaga-Lume (li quase todos os policiais de Marcos Rey) e Harry Potter, Crônicas de Nárnia e Eragon, então livros dentro desses gêneros me prendiam. O romance só começou a fazer parte da minha vida em 2016, e foi ganhando tanto espaço, que hoje é o que chamamos de minha confort book, os livros que leio quando quero descansar a minha mente, leitura por puro lazer e prazer. 


Lidos por ano no Skoob

Outro fator que influencia e muito no meu ritmo de leitura são os ebooks. Hoje infelizmente não tenho mais um Kindle, mas ainda assim leio pelo celular, e com isso conseguir fazer muitas leituras. Com a minha rotina, as vezes o tempo que tenho para ler é dentro do transporte público, nas filas de espera, e nem sempre é possível ter um livro físico a mão.


Dos 24 livros lidos em 2023, 15 foram ebooks, e a maior parte foram  romances. Confesso eu a maior parte deles foi bem genérica, e apesar de ter gostado muito de algumas leituras, nenhuma delas me marcou de verdade.


2024 começou diferente. Não estipulei uma meta numérica (apesar de ter colocado vários livros na meta do skoob), mas me desafiei a ler todos os dias, nem que fosse só algumas páginas. Tem dado certo, e além de manter um ritmo legal e ter conhecido novas histórias, também me aventurei em outros gêneros além do romance (mas ele ainda está no topo do ranking até então!).

 

Até 01/10/2024 eu já li 50 livros. Li muuuitos romances que me ajudaram nos momentos de ansiedade e exaustão, li suspenses policiais que instigaram muito a minha curiosidade e raciocínio, e algumas fantasias, que me trouxeram uma certa nostalgia de quando eu adentrei nesse universo. Não criei muito conteúdo sobre as minhas leituras nas redes sociais, mas aproveitei cada uma delas e até já tenho alguns dos meus preferidos do ano!


Lidos de 2024 - Parte 2

Outro ponto legal das minhas leituras de 2024, é que consegui desencalhar vários livros da minha estante! No período de 2016 a 2020 eu fui muito impulsiva e comprei muitos livros, e como foram anos que eu tinha parceria com editoras, tive que dar preferência aos livros de parceria e os demais ficaram parados na estante, até o momento certo de serem lidos. Em parte é ruim pois perco todo o hype da leitura, mas por outro lado, gosto de sentir que estou lendo o livro no momento certo, quando vou apreciar mais a leitura, e gostei que esse ano consegui tirar vários livros que estavam paradinhos na estante e conhecer suas histórias. 


Espero fazer leituras ainda mais prazeirosas nesse último semestre do ano, e compartilhar por aqui as minhas impressões sobre cada uma delas. Além disso, estou sentindo minhas preferências de genero mudarem mais uma vez, e talvez, logo teremos uma literatura diferente abordada nesse blog, mas isso é assunto para outro post... 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário